Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

2ª Turma do STF garante a Eduardo Paes acesso à delação da OAS.

Publicado por Síntese Criminal
há 4 anos

Eduardo Paes diz que alertou sobre ligao de Witzel com esquema Cabral VEJA

Publicado originalmente no Consultor Jurídico.

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes deve ter acesso aos termos dos acordos de delação premiada firmada por executivos da empreiteira OAS com o Ministério Público Federal. A decisão é da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que julgou agravo regimental nesta terça-feira (22/9).

Paes foi acusado pelos delatores de ter recebido R$ 25 milhões. Para a PGR, o dinheiro serviria como propina para as obras no Rio.

O julgamento havia sido suspenso de novembro de 2019 por pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. À época, o relator, ministro Luiz Edson Fachin, negou o pedido, sob argumento de que a delação está em sigilo.

Nesta terça, porém, o relator retificou parcialmente seu voto, acolhendo parecer da Procuradoria-Geral da República. Na manifestação, a procuradora Lindôra Araújo tomou como parâmetro a reclamação 30.742, na qual a turma entendeu que o terceiro delatado por corréu em termo de delação premiada tem direito de acessar os trechos nos quais foi mencionado. A partir disso, a PGR sugeriu ao relator a reanálise do voto.

Fachin deu provimento, em partes, ao agravo regimental para que o pedido de acesso às delações de José Ricardo Nogueira Breghirolli, Mateus Coutinho de Sá Oliveira e José Adelmario Pinheiro Filho seja encaminhado à Justiça Federal do Rio de Janeiro, onde tramitam os documentos.

Em seu voto-vista, Gilmar concedeu acesso integral do acordo à defesa em trechos referentes a Paes e que não se refiram a diligências em andamento. O voto foi acompanhado por Ricardo Lewandowski.

Não participaram do julgamento os ministros Celso de Mello, afastado por licença médica, e Cármen Lúcia.

Em delação premiada, o executivo Léo Pinheiro, da empreiteira OAS, alegou que repassou recursos de caixa dois à campanha de Paes à Prefeitura do Rio em 2012.

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na seara penal.

Twitter.

Instagram.

Facebook.

Podcast.

  • Sobre o autorProdutora de conteúdo criminal
  • Publicações458
  • Seguidores161
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-turma-do-stf-garante-a-eduardo-paes-acesso-a-delacao-da-oas/930681391

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)