Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

TJ-RJ nega pedido de Witzel para suspender processo de impeachment

Publicado por Síntese Criminal
há 4 anos

Witzel Se falou meu nome mentira diz governador sobre Publicado originalmente no Consultor Jurídico.

Por não enxergar violações ao rito estabelecido na Lei dos Crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/1950) e pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 378, o desembargador do Tribunal de Justiça fluminense Elton Leme negou liminar em mandado de segurança impetrado pelo governador Wilson Witzel (PSC) para suspender seu processo de impeachment.

Witzel é acusado de praticar crimes de responsabilidade contra a probidade na administração (artigo , V, da Lei dos Crimes de Responsabilidade — Lei 1.079/1950) e de proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo (artigo 9º, 7, do mesmo diploma).

O pedido de impeachment que pode afastar o governador do cargo foi feito pelos deputados Luiz Paulo e Lucinha, ambos do PSDB. Segundo Luiz Paulo, pesa contra o governador, entre outros fatos, a decisão do Superior Tribunal de Justiça pedindo buscas e apreensões na operação placebo e mostrando que havia fortes indícios de corrupção com a participação de Witzel.

No MS, o governador alegou falta de provas e motivação para o impeachment, ressaltando ser de competência exclusiva da União legislar sobre crime de responsabilidade e processo-julgamento desse ilícito. Considerou também que o rito adotado por meio de ato administrativo do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), é inválido, sendo inconstitucional e ilegal, afrontando a jurisprudência do STF. Wilson Witzel pediu a nulidade do processo.

Elton Leme avaliou que o procedimento na Alerj está de acordo com a Lei dos Crimes de Responsabilidade e o rito do impeachment definido pelo STF na ADPF 378. A seu ver, os deputados estaduais estão respeitando o contraditório e a ampla defesa.

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na seara penal.

Twitter.

Instagram.

Facebook.

Podcast.

  • Sobre o autorProdutora de conteúdo criminal
  • Publicações458
  • Seguidores161
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-rj-nega-pedido-de-witzel-para-suspender-processo-de-impeachment/875951492

Informações relacionadas

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 4 anos

Um crime de responsabilidade

Consultor Jurídico
Notíciashá 4 anos

ONG apresenta pedido de

Senado
Notíciashá 4 anos

Fabiano Contarato defende impeachment de Weintraub por violação à Constituição

Jota Info, Advogado
Artigoshá 5 anos

Indignidade, desonra e quebra de decoro presidencial na era Jair Bolsonaro

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 4 anos

Um exemplo de falta de decoro parlamentar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)