Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Extorsão mediante sequestro de Policial contra civil, no exercício da função, deve ser julgado pela Justiça Militar

Publicado por Síntese Criminal
há 4 anos

Bahia abre concurso para mdico e odontlogo da Polcia Militar

Publicado originalmente no Conjur.

A competência da Justiça Militar Estadual tem natureza absoluta, fixada em razão da matéria de crime militar e da pessoa, que é policial militar. Com esse entendimento, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará decidiu substitui a prisão preventiva de dois policiais por medidas cautelares. A decisão foi unânime.

Eles foram condenados por extorsão mediante sequestro, no exercício dessa função, contra um civil. O processo e julgamento aconteceram no Conselho permanente da Justiça Militar.

Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora Marlúcia Bezerra, entendeu que a competência singular do juízo militar não foi seguida pelo juiz de piso, o que gera a nulidade da sentença. "Tendo em vista a nulidade da sentença não tem cabimento a discussão sobre o direito de apelar em liberdade."

No entanto, a magistrada entendeu que ficou configurado excesso de prazo, já que a custódia cautelar dos agentes perdurava há quase três anos e, ainda assim, não se obteve uma sentença válida no âmbito do 1º grau de jurisdição.

"Instituiu-se um estado processual de perplexidade, consubstanciado na demora exacerbada do julgamento válido do feito", criticou a desembargadora, que afirmou que a jurisprudência consolidada garante a nulidade nestes casos.

Atuaram no caso os advogados Rogério Feitosa Mota e Régio Rodney Menezes.

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na seara penal.

Twitter.

Instagram.

Facebook.

Podcast.


  • Sobre o autorProdutora de conteúdo criminal
  • Publicações458
  • Seguidores161
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações109
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/extorsao-mediante-sequestro-de-policial-contra-civil-no-exercicio-da-funcao-deve-ser-julgado-pela-justica-militar/874019181

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)